Infecção: Meta Zero

Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH)
Santa Casa de Caridade de Diamantina

imagesCATRJS20O Ministério da saúde define como infecção hospitalar (IH) aquela adquirida no hospital, que não estava presente ou em período de incubação no momento da admissão do paciente.

Atualmente o termo infecção hospitalar vem sendo substituído por infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS), pois estudos demonstram que alem do serviço prestado fatores como gravidade do paciente e sua capacidade de defesa contra microorganismos são fatores de risco determinante para aquisição desta complicação.

A Santa Casa de Caridade de Diamantina tem como prioridade absoluta a Qualidade do Atendimento e a Segurança do Paciente por isso conta atualmente com um Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) realizado por uma equipe multidisciplinar (Médico Infectologista, enfermeira e secretária).
Nosso Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) é responsável por organizar, planejar e gerenciar o programa de controle de infecções relacionadas à assistência à saúde da Santa Casa.

Temos como objetivo principal garantir a segurança dos pacientes que são internados na unidade ou que realizam procedimentos médicos reduzindo assim o risco de transmissão de doenças infecciosas entre pacientes, visitantes e profissionais.

Por meio de monitorização e implantação de medidas cada vez mais eficazes, o SCIH busca a adesão de todos os profissionais relacionados ao cuidado.

Infecção: Meta Zero significa que pretendemos eliminar as infecções hospitalares. Para isso, em 100% das vezes toda a equipe deve ter 100% dos cuidados!

Contamos com a colaboração de todos!

Atenciosamente,
Serviço de Controle de Infecção Hospitalar