Farmácia e Almoxarifado

A Farmácia Hospitalar e o Almoxarifado da SCCD fornecem a todos os setores materiais e medicamentos essenciais ao tratamento dos pacientes assistidos pela instituição, primando pelo fornecimento de itens de qualidade, adequados e em tempo hábil.

Atualmente a Farmácia e o Almoxarifado da SCCD contam com treze colaboradores sendo constituídos de um farmacêutico, um supervisor de farmácia, sete técnicos em farmácia, um supervisor do almoxarifado e três almoxarifes, está localiza do no andar térreo do prédio principal com acesso externo para recebimento de mercadorias. A entrega de materiais médicos, a reposição dos carrinhos de emergência e postos de medicamentos é realizada pelo almoxarifado durante o dia e a entrega de medicamentos é realizada pela farmácia 24 horas por dia, sendo que este serviço está em processo de modificação com a implantação da rastreabilidade dos materiais e medicamentos por meio de sistema informatizado.

O serviço de Almoxarifado realiza a compra, o armazenamento e o fornecimento de materiais médico hospitalares, medicamentos, materiais de escritório, impressos padronizados, produtos de limpeza e saneantes a todas às clínicas e setores da SCCD. Neste setor estão centralizadas as atividades de controle de estoques, pedidos e o abastecimento dos postos de medicamentos distribuídos entre as clínicas, sendo um importante setor de apoio às atividades assistenciais e administrativas.

A Farmácia realiza o pedido, o armazenamento, o fornecimento, e dispensação dos medicamentos aos pacientes, mediante as prescrições médicas. Este é um setor estratégico na gestão hospitalar e que passa por um processo de profunda reestruturação para atender ainda melhor as demandas de um serviço que tem como missão buscar tornar-se um serviço de referência e alta qualidade na gestão eficiente de estoques, dispensação de medicamentos e correlatos e, como próximo passo, o acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes.

Futuramente, com a ampliação prevista para a Santa Casa, propõe-se a criação de um serviço de Farmácia Clínica, uma prática com o fortalecimento das ações em Farmacovigilância e Tecnovigilância, que tornará o atendimento mais seguro para o paciente, além da reestruturação física e descentralização em farmácias satélites.

2011.
By: Fresh Joomla templates