Hemodiálise

No Brasil, atualmente mais de 80.000 pessoas tem sua vida mantida através da hemodiálise, sendo que cerca de 90% destas, tem seu tratamento financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Serviço de Hemodiálise da Santa Casa de Caridade de Diamantina, instituição filantrópica e sem fins lucrativos, não foge a esta regra e é a única clínica de hemodiálise do Vale do Jequitinhonha prestando atendimento aos pacientes portadores de doença renal aguda e crônica de toda Macro-região do Vale do Jequitinhonha, região esta que alberga uma população de cerca de 283.000 habitantes.

Pertencendo à Santa Casa de Caridade de Diamantina, hospital de referência em alta complexidade, também, para o atendimento em Neurocirurgia e Terapia Intensiva o serviço de hemodiálise é equipado com moderno tratamento de água por osmose reversa e desinfecção com ozônio de maneira a garantir a segurança e qualidade da sessão de hemodiálise, máquinas de hemodiálise de proporção com controle de ultrafiltração, além de aparelho de osmose reversa portátil para tratamento de pacientes no Centro de Terapia Intensiva que necessitam de suporte hemodialítico, sem a necessidade de deslocamento do paciente do CTI até o centro de diálise.

Atualmente com 80 pacientes em programa crônico de hemodiálise, o serviço realiza mensalmente mais de 1000 sessões de hemodiálise, divididas em 3 turnos às 2as, 4as. 6as. e às 3as. 5as. sábados, além das sessões de hemodiálise convencional, hemodiálise lenta estendida realizadas no CTI e cobertura na forma de sobreaviso de 24 horas. A clínica conta com Equipe Multidisciplinar fornada por 2 Nefrologistas(Dr Frederico Lopes Alves e Dra Vanessa Gomes Brandão) Enfermeiros, Nutricionista, Assistente Social, Psicólogo,Técnicos de Enfermagem que buscam, em conjunto, melhorar a qualidade de vida dos pacientes portadores de Doença Renal Crônica. São realizadas mensalmente reuniões de educação continuada com a equipe multidisciplinar objetivando o aprimoramento e difusão do conhecimento de forma que o paciente receba o maior benefício possível seja na qualidade técnica da assistência prestada, seja na melhoria de sua qualidade de vida com um todo.