Serviço Social

O Serviço Social da Santa Casa de Caridade de Diamantina trabalha na perspectiva de defesa dos direitos sociais, prestando atendimento aos usuários internos e acompanhantes em diversas situações: sociais, econômicas e de saúde.

O assistente social também estabelece estratégias compartilhadas com usuários para que possa ocorrer o enfrentamento do processo saúde/doença de uma forma esclarecida, e deve instrumentalizá-los na busca pela viabilização dos seus direitos. O profissional é capacitado a traçar um perfil social de cada caso e, a partir daí, orientá-lo e/ou encaminhá-lo, de forma a facilitar o acesso do usuário às Políticas Públicas de que necessita.

Atualmente a Santa Casa de Caridade de Diamantina conta com 2 profissionais que realizam atendimentos nas Clínicas (Médica, Cirúrgica e Neurológica), CTI, Convênios, Pronto Atendimento e Hemodiálise, realizando atendimento social aos pacientes e familiares e intervém nas questões sociais que envolvem o processo saúde e doença, contribuindo assim para a humanização do atendimento, melhoria da qualidade de vida do paciente e garantia do acesso aos recursos institucionais e comunitários.

O assistente social com suas habilidades técnicas incentiva os familiares a verbalizar dúvidas existentes junto aos profissionais que os assistem, a fim de detectar problemas ou dificuldades e minimizar as intercorrências no decorrer do tratamento. O trabalho com pessoas hospitalizadas e seus familiares torna visível a vulnerabilidade que acomete todos os que passam por essa situação, mostrando a importância da luta pela humanização do atendimento. Isso fica ainda mais evidenciado quando se considera que, além de estarem vivendo um momento de fragilidade e ansiedade devido à enfermidade, muitas pessoas têm seu sofrimento agravado por desconhecerem seus direitos de cidadania. O Serviço Social intervém junto ao usuário no sentido de fortalecer sua autonomia e informar-lhe sobre seus direitos como cidadão. Nesse sentido, o trabalho desses profissionais está voltado à promoção da emancipação do usuário, para que possa ser agente no processo de mudança de sua própria realidade.