Setor de informática (TI)

O setor de informática tem como objetivo principal tratar os dados gerenciados por todos os departamentos da Instituição e transformá-los em informação confiável e de fácil acesso, para que assim seja possível aos gestores tomar decisões com base em dados reais, por relatórios ou gráficos.

Tratar e manter o bom funcionamento do banco de dados é a principal tarefa, mas além desta ainda é responsabilidade do T.I o bom funcionamento da rede estruturada, computadores, impressoras e todos os recursos de tecnologia da informação disponíveis no Hospital. Tudo isso para tornar possível aos demais colaboradores o bom andamento de suas atividades, economizando tempo, mão de obra e papel.

O T.I também oferece assistência aos demais setores no que tange a dúvidas e dificuldades em utilizar algum software ou recurso disponível para o exercício de suas atividades, também é atribuído ao T.I o gerenciamento de softwares que garantam a segurança da rede, banco de dados e de toda informação produzida neste ambiente Institucional, através de antivírus, firewalls e servidores Proxy.

Direta e/ou indiretamente todos saem beneficiados com o bom funcionamento de um setor de T.I na área hospitalar, sejam os pacientes que tem suas informações salvas e disponíveis aos profissionais de saúde, tornando assim mais fácil o diagnóstico e tratamento de suas enfermidades, ou aos profissionais que mantém um melhor controle dos dados de seus pacientes, de fácil acesso e confiabilidade, livre de possíveis extravios, ou também aos gestores que com poucos cliques podem visualizar em tempo real a situação financeira da Instituição, a quantidade de atendimentos, a folha de pagamento e sua previsão para o próximo mês, tudo isso com um único objetivo, melhorar cada dia mais a qualidade do atendimento ao cliente.